quinta-feira, 29 de novembro de 2012

QUESTÃO MILITAR (PARTE 1)

O antigo novo 


Dentre os principais motivos que causaram a crise do Império, a questão militar possivelmente foi o que mais abalou o regime monárquico. A ação do exército foi impactante e foi justamente um militar que decretou o fim do Império e proclamou a república. Devido a isso, a questão militar é um dos fatos mais interessantes envolvidos na crise do Império.


Na época do Império, a situação dos militares pode ser comparada com a situação hoje dos professores e dos policias que perderam a credibilidade perante a sociedade devido a vários fatores que incluem baixa remuneração e péssimas condições de trabalho. É importante para nós, cidadãos, analisarmos com maior interesse a questão militar, pois pode servir de exemplo para nos incentivar a buscar melhores condições de trabalho e deixarmos de nos acomodar com a situação em que nos encontramos atualmente. Vamos entender melhor o que foi a questão militar, os motivos que desencadearam a questão e o que se desenvolveu depois.

Primeiramente, é importante entender como era a situação dos militares antes da chamada questão militar. Ao longo do Segundo Reinado os militares enfrentaram questões que os reduziam na sociedade. Como assim “os reduziam na sociedade”? Bom, como foi dito anteriormente, o exército foi deixando de ser um lugar de prestígio na sociedade, os filhos dos membros da elite já não tinham mais interesse em desenvolver carreira militar.



O motivo da perda de prestígio da carreira militar como também já havia dito, giram em torno dos seguintes fatos: baixíssima remuneração, a ascensão na carreira era muito complicada e lenta, o exército era alheio às decisões do país, os militares não tinham autonomia nem na própria defesa do território, foram proibidos até mesmo de se manifestarem pela imprensa sem a devida autorização do Ministro da Guerra, que também era um civil. Essa situação se agravou quando os nobres, desinteressados da carreira militar, enviaram negros, ainda escravos, para compor a fileira militar em um combate com um país vizinho. Foram justamente eles que batalharam para garantir a vitória final para o Brasil. Depois do retorno do exército, os militares passaram a defender a liberdade para esses negros. E como os militares reagiram a tamanha dificuldade e desrespeito?

Por Marianna Heringer

Nenhum comentário:

Postar um comentário