quinta-feira, 29 de novembro de 2012

PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

Oposição derruba Dom Pedro II e regime monárquico


Para vocês que ainda nem sabem porque temos feriado no dia 15 de novembro: que tal aprender um pouco sobre a história por trás desse feriado abençoado? Então, vamos lá:
Como visto em todas as publicações anteriores, vários fatores contribuíram para a crise do império, e logo, pelo seu fim. Classes médias urbanas e cafeicultores desejavam maior participação política, os militares se aproximaram do pensamento positivista (que defendia o republicanismo) e abolicionistas faziam campanha contra o regime monárquico. Por fim, a Igreja também se voltou contra a monarquia depois de ter suas medidas contra a presença de maçons na Igreja anuladas pelo rei. O cerco estava se fechando para Dom Pedro II, que não possuía mais sustentação política.

Para piorar a situação da monarquia, em 1888 a escravidão foi abolida. Os grandes proprietários de escravos, que eram os únicos que ainda apoiavam o rei, se voltaram contra o mesmo. Naquela época, já existiam diversos grupos republicanos espalhados pelo país e não havia muito que pudesse ser feito para evitar a queda do regime monárquico.

Mesmo enfraquecido, Dom Pedro II ainda tentaria manter-se no poder retirando do exército os militares que se opunham a ele. Porém, Marechal Deodoro da Fonseca tomou conhecimento disso e antes que o rei fizesse algo juntou sua tropa e invadiu o Ministério da Guerra, no Rio de Janeiro. Essa invasão, que foi chamada de golpe militar, fez com que o regime monárquico chegasse ao fim e deu início ao regime republicano no Brasil.

A Proclamação da República, que aconteceu no dia 15 de novembro de 1889, foi muito importante. O país passou a ser menos desigual e a população vem conquistando aos poucos, desde aquela época, os seus direitos. Os cidadãos brasileiros que fazem o Brasil crescer como cresce hoje. Se não tivesse surgido um novo regime provavelmente estaríamos vivendo um país muito diferente e menos desenvolvido.


(Charge crítica)


Por Anna Carolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário